Tuesday, June 30, 2009

EM PRIMEIRO LUGAR - TOMAR

.
Tomar é uma cidade que recordo com prazer, do ano em que estudei no Colégio Nun’ Álvares, ao tempo dirigido com mão de ferro pelo Sr. Lopes.
Era o Sr. Lopes apoiado pela sua famosa menina-de-cinco-olhos que me calhou experimentar numa ocasião, e por uma equipa de “perfeitos” onde avultava pelo físico aquele a quem chamávamos - "o Corinhas", e que, como autodidacta, se especializara em “caldos”. Claro que, como está bem de ver, estes mimos só eram dispensados à malta mais dada a escorregadelas, e tinham por finalidade - repor o equilíbrio do sistema. A camarata Poente, onde me foi dado residir, era a mais atreita a turbulências, e por essa razão a que mais beneficiava destas idiossincrasias da gerência.
Gostei de ter andado no Colégio de Tomar.
.
Vem isto a propósito de haver um grupo de ilustres, onde está o meu amigo Jorge Ferreira, que resolveu organizar uma lista e candidatar-se à autarquia de Tomar.
O poder local é a única área, por enquanto, onde aos cidadãos é permitida alguma iniciativa livre dos jogos e instrumentalizações da “malta dos aparelhos”.
Sofrendo o país de uma grave doença centralizadora, cabe aos cidadãos interessarem-se nos assuntos que mais de perto lhes dizem respeito, e trabalharem por eles.
Além do mais, só do poder local pode vir a nascer a semente renovadora do sistema.
Junto os meus parabéns pela iniciativa, e o desejo de bons resultados a esta lista de cidadãos.
.

No comments: