Saturday, December 6, 2008

.
O Chá
O termo “chá” provém dos vocábulos chineses – tchai, cha e tay - que designavam a bebida e as folhas da “Camellia Sinensis”.

Curiosamente, as mais de 3.000 variedades de Chá, distintas no sabor, no perfume, na acidez, nas tonalidades e matizes de cada infusão e ainda nas suas características mais calmantes ou revigorantes, têm origem numa única espécie botânica: o arbusto conhecido como a planta do Chá, a “Camellia Sinensis”.

O clima, o tipo de solo, a altitude, a época e o modo de colheita, resultam em folhas de diferentes comprimentos e tonalidades e com diversas características de sabores e aromas.
Os processos de secagem e armazenamento e as misturas de diferentes tipos de folhas, são factores que condicionam as características do sabor e da qualidade do Chá, resultando numa extensa variedade de opções finais.
As melhores folhas, de que resultam as infusões mais finas e delicadas, provêm dos jardins de Chá situados entre os 1.000 m e os 2.500 m de altitude, e consoante as suas características classificam-se genericamente em três grandes grupos :




O Chá Preto
Depois de colhidas, as folhas secam à sombra e ao ar, durante um período que vai de 16 a 24h.
É esta oxidação natural que confere às folhas a sua cor castanha escura ou avermelhada e o sabor característico.
Seguidamente são enroladas num período de tempo que deverá durar menos de meia hora para que as folhas terminem a sua fermentação em repouso, nas duas a três horas seguintes.


O Chá Verde
Uma vez colhidas, as folhas são rapidamente secas, normalmente a vapor, para impedir que se dê o processo de fermentação, mantendo assim a sua tonalidade verde original.
Desde sempre muito popular na China e no Japão, o interesse por este Chá tem vindo a crescer no Ocidente devido à sua riqueza em antioxidantes naturais, nomeadamente os polifenóis, que actuam sobre o excesso de radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento.



O Chá “Oolong”
O Chá “Oolong” é um Chá geralmente de folhas grandes, e resulta de um processo intermédio no que respeita ao período de fermentação, que é interrompido de modo a que as folhas fermentem apenas entre 4 a 14 horas.
É portanto um Chá semi fermentado.
O Chá “Oolong” nasceu na ilha Formosa, onde teve início esta forma de tratamento das folhas e que resulta num Chá de sabor muito agradável. O “Oolong” é um chá fraco em teína.

Existe ainda o Chá Branco, um Chá pouco conhecido no Ocidente e que é obtido pela infusão dos botões das flores da planta do Chá que uma vez colhidos, são secos por vaporização.


As Infusões
São infusões de plantas, botões de flores ou ervas reconhecidas pela medicina tradicional como possuindo propriedades terapêuticas diversas. Não são realmente Chá, pois não derivam da “Camellia Sinensis”.




O Chá das 5
O Chá da tarde, o famoso 5 O’Clock tea, é uma tradição introduzida na Corte Inglesa pela Rainha Catarina de Bragança de Portugal. A expansão marítima e colonial britânica viria a popularizar o consumo do Chá tornando-o, a seguir à água, o líquido mais bebido em todo o Mundo.
.

No comments: