Sunday, March 22, 2009

Parabéns ao José Mourinho

.
Há catedráticos da Faculdade de Motricidade Humana, o nome abstruso e pomposo com que rebaptizaram o antigo Instituto Superior de Educação Física, que não compreendem a atribuição do doutoramento Honoris Causa a José Mourinho.
É natural.
Em Portugal raramente se incentivam os potenciais valores para que floresçam. Em Portugal a regra é criticar quem se distingue, rebaixar quem sobressai, e criar dificuldades a quem pode brilhar.
Não estamos habituados a casos assim. A nossa mediocridade sente-se contentinha com a mediania e invejosa com os casos de sucesso como José Mourinho.
A princípio zomba-se, depois tenta-se denegrir, e mesmo quando os triunfos evidentes e incontestados atordoam as cátedras, mesmo aí, quando lá fora já se brilha muito alto, é praticamente impossível ao santo indígena ser santo nesta santa terrinha.
.
José Mourinho é um caso raro de qualidade, vontade e carisma. Merece muito bem a honraria. E qualquer catedrático devia sentir-se orgulhoso sempre que, como é o caso, o aluno excede o mestre.
No desporto como na música, nas artes ou nas letras, continuamos (como disse o Sttau Monteiro) a cortar árvores para que não façam sombra a arbustos.
Parabéns José Mourinho.
Queiram ou não queiram catedráticos, és mesmo um - Special One.
.

1 comment:

mdsol said...

Devem ser questiúnculas internas... Sei lá!
:))